Como nosso mundo de hoje é resultado da industrialização de ontem, cabe a nós preparar, agora, um mundo melhor pra amanhã... Nossas ações são mais duráveis do que percebemos. Por exemplo, a embalagem do seu shampoo vai durar muito mais tempo na Terra do que seu corpo... Não é a herança mais legal de se receber do seu tataravô...
- A sujeira que você já deixou:
O alumínio leva mais de 1000 anos pra se decompor, o plástico, mais de 100... Significa que a sua primeira mamadeira ainda estará aqui quando você partir. Não só sua primeira mamadeira, mas todo o plástico que você usou durante a vida... É plástico demais!
Causa mais danos do que eu pretendo escrever aqui.
Então, mesmo que você não use mais plástico nenhum daqui até o fim da sua vida... Você já fez um mal bem grande pro planeta que nos abriga e consequentemente, para os seus semelhantes, para seus filhos e netos, tendo-os ou não. É uma obrigação reverter isso!
- Os recursos que você já consumiu:
Pensa numa vaca. Ela é um animal bem grande. Demora bastante pra ela ficar daquele tamanho, ela nasce um bezerrinho. Bom, pra ficar daquele tamanho, ela precisa se alimentar...
Não vou te aborrecer com vegetarianismo, fique tranquilo! Só quero te passar algumas informações, que talvez você não saiba:
Pra cada bife de 1kg, a vaca precisou beber 15000 litros de água.
Imagina o tanto que ela come... Não se iluda, ela não fica pastando o dia inteiro... Gado de corte é criado a base de ração (se ela ficasse andando e pastando, desenvolveria músculos, isso é ruim pro produtor: mais músculo, menos carne, menos lucro)
Bom, a ração é feita basicamente de soja. E a soja é plantada... na amazônia! Por isso o desmatamento, pra abrir espaço pra novas plantações.
Mas, não para por aí! Além de desmatar, eles fazem queimadas...
A queima de madeira joga o CO2 no ar (gás do efeito estufa). Quando uma árvore cresce, ela transforma(beeem simplificadamente) o CO2 do ar em madeira, consequentemente, diminuindo o efeito estufa. Quando ela morre e é queimada, ela faz o oposto, devolve pro ar o tal do CO2...
Ahn! As vacas peidam e arrotam muito mais do que qualquer pessoa porca que você conheça. Esses gases são recheados de metano, outro gás altamente impactante no efeito estufa.
Ou seja, 1kg de carne bovina consome, além de quantidades notáveis de água potável(que está cada vez mais escassa, diariamente, 5000 pessoas morrem por consumo de água contaminada - a única que eles podiam beber), um pedaço da amazônia, e contribui pro efeito estufa.
Isso pra não falar(nesse post) dos porcos e das aves.
Uma das soluções mais bonitas e menos impactantes, seria ser vegetariano 2 dias da semana. Além de ser muito menos "impossível" do que virar vegetariano, fará muito bem pra sua saúde e pra saúde do planeta! 2 dias a menos consumindo carne, estatísticamente, ajudaria muito!
Para mais informações no consumo de recursos do planeta, assista HOME:
(español)
(inglês, com legendas)
Para mais informações em "como comer menos carne ajuda o planeta", assista MEAT THE TRUTH:
(legendado em português!)
http://www.youtube.com/watch?v=dk7LPUHes8U (parte 1, as outras partes estão nos relacionados)
Enfim, a durabilidade do título do post se refere aos nossos atos. Eles vão durar bem mais que nós na superfície do planeta. Por isso, é muito necessário que começemos a repensá-los!
A durabilidades do texto do post se refere aos [b]nossos direitos emtão porque ñ recicla já esses residos já que vai dura mais do que a gente..
ResponderExcluir