segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O que é o Universo?

Evolução. Isso é o que o universo é, e a única coisa que ele pode ser...

Antes do Big Bang, toda a matéria (que nada mais é que energia) do universo estava concentrada em um único ponto. Esse ponto explodiu - isso foi o Big Bang - e o universo continua se expandindo desde então.

Ou seja... Tudo que existe, de você até a mais distante galáxia, tudo isso já foi uma só coisa, um único ponto. Não existe, então, diferença entre você e outra coisa: tudo foi uma coisa só. As coisas só tomaram... formas diferentes.


Observe o átomo, o sistema solar, uma galáxia. Sempre o mesmo padrão se segue, um núcleo e coisas girando ao redor. As pétalas de uma flor ao redor do núcleo... Acaso?

JC aglomerou em si tanta consciência, tanta presença... Que se fundiu, se tornou um com o todo. E assim entrou no reino...

O que nos impede de evoluir e fazer o mesmo que ele? Somente nós mesmos.

Esse é o nosso objetivo. É o que nos motiva a existir. De onde vem nosso ímpeto. O que Freud entendeu como ímpeto sexual, essa... Busca por satisfação.


A Terra começou como uma bola de poeira cósmica, girando, esquentando, atraindo outros corpos pra si... 4,5 bilhões de anos atrás. A vida surgiu de uma aglomeração de nutrientes(!?) no fundo do oceano, a 2 bilhões de anos. Ela foi evoluindo, evoluindo... Saiu da água, dominou a terra, depois o ar - a uns 450 milhões de anos atrás. O hominídio surgiu a 6 milhões de anos. A humanidade, a 100 mil anos. Agricultura, 10 mil anos. Revolução Industrial, 150 anos. A uns 10 anos, o mundo todo se uniu, a Globalização. A evolução da vida se estreita.

4.500.000.000 -> Terra
2.000.000.000 -> Começo da Vida
450.000.000 -> Vida Terrestre
6.000.000 -> Hominídeo
100.000 -> Humanidade
10.000 -> Agricultura
150 -> Revolução Industrial
10 -> Globalização

Por isso as pessoas começam a notar que algo está para acontecer. Estamos prestes a dar um passo evolutivo grande. O tempo deixará de fazer sentido(ou, como JC diria, teremos a vida eterna) ? Nos veremos finalmente como uma simples parte de um todo maior(ou, entraremos no reino de Deus)? Não sei, mas quero descobrir.

A meditação é a busca do viver agora, aproveitar o momento. Que outro momento existe senão o presente? O futuro não chegou, o passado não mais existe... Só existe um tempo, e esse tempo é agora. O presente é a eternidade.

Nossos pensamentos, nossas emoções... Só nos fazem pensar em nós mesmos, só nos fazem nos proteger. Proteger de quem, se somos todos um? Proteger de quê, se somos tudo? Nossa mente é a única responsável pelo nosso atraso evolutivo.

Voltando ao padrão, das coisas girando ao redor de um núcleo... Pense no ser humano - a obra prima da criação de Deus, como diria o Gênesis.

Nós, humanos, temos a capacidade de perceber esse jogo todo; temos a capacidade de perceber que tudo que pensamos, tudo que sentimos... Não é exatamente o que somos. Como definir a existência? Como definir o fato de você estar aí, sentado, lendo? Biologicamente? Seus pensamentos vem simplesmente de sinapses? Sua criatividade vem... do seu cérebro?
Nós temos tudo que é necessário para percebermos que somos algo maior. Que somos, no fundo no fundo, muito mais que o corpo, muito mais que as emoções, muito mais que os pensamentos.
Somos exatamente como o padrão: somos algo no nosso centro... E ao nosso redor, toda a nossa vida passa. E nós ficamos perdendo tempo com ela, ficamos planejando e lamentando seja lá o que ocorra em nossa periferia.

O que somos? Não sei. Mas, desconfio... E não desistirei até descobrir. Não poderia - deixar essas questões de lado, a partir do momento que são levadas a sério... Só me enlouqueceria.

Eu busco evoluir. E gostaria muito de ter evocado essa vontade em você... :)


Fim de blog. Ou não. Quem sabe, se o futuro não existe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário