E se a Bíblia fosse uma biblioteca incompleta?
Veja bem, se Jesus teve 12 apóstolos... E Jesus foi o grande mártir da salvação... E seus discípulos sabiam disso... Porque raios menos da metade deles teria escrito / transmitido seus ensinamentos?
Em 1945, um conjunto de livros foi encontrado no egito, a biblioteca de Nag-Hammadi. Eles datavam, via carbono 14 de, no máximo, 167 d.C. Seriam livros rejeitados para a bíblia, por conterem "heresias"... Eles são mais numerosos que os livros da bíblia, 113 no total. O livro mais velho do novo testamento, o evangelho de Mateus, estima-se datar de 80 d.C.
Em 313 d.C., depois que o cristianismo tinha fincado raízes fortes, o imperador Constantino reconheceu-o como a religião do império. Assim nasce a igreja, agregada ao governo. Como agregada, como poderia a igreja permitir que seu livro máximo - a bíblia - contesse qualquer incoerência com o governo? Isso seria inconveniente para ambos os lados...
Daí se dá a seleção (e recusa) dos livros da bíblia, cuja datação em latim gira ao redor de 400 d.C. A igreja escolheu o que era heresia, o que era divinamente inspirado, o que merecia e o que não merecia estar na bíblia. De acordo com seus próprios critérios... Ou, de acordo com os critérios do governo...
Ou seja: todos os livros, os da bíblia e os de nag-hammadi, tem fundamentalmente a mesma origem, uma diferença de 80 anos...
Dizer qual livro foi divinamente inspirado... É ponto de vista. Assim, toda igreja que fundamente-se unicamente na bíblia... Está fadada a viver de meias verdades.
Não vou comentar o velho testamento, um deus que pergunta "onde você está?" obviamente não é onisciente... Sem contar as inúmeras passagens que mostram que ele é mal, pune. Prefiro a visão "boazinha" de deus que Jesus pintou... Faz mais sentido, supondo que ele existe mesmo e me deu a vida, a troco de nada.
Mas, voltando a igreja... Qual o sentido dela existir?!
Porque existe a crença de que se encontrará Deus orando na igreja, se deus é onipresente? A igreja é a casa de deus? Então, antes do homem construí-la, deus era um... sem teto!?
Haverá um povo escolhido? Qual será ele? Deus será mal e descartará todos aqueles que escolheram a religião errada!? O livre arbítrio é uma sacanagem de mal gosto então!?
Antes de ler o que se segue... Eu peço pra você deixar de lado todos os seus (pré-)conceitos, porque, como venho dizendo desde o princípio do blog, esses conceitos são... prisões pra você mesmo. Perceber o seguinte, em especial, abre bastante a cabeça:
Quem foi Jesus?
Um fodido, sempre aguentando os nossos pecados, o cara que veio pra morrer por nós, nos salvando... Sempre triste, sempre crucificado, sempre um mártir...
Um mágico, curando os outros, fazendo milagres, ressucitando os outros e a si...
Essas são as definições mais difundidas dessa pessoa. Mas, depois de estudar muitas coisas, muitos pontos de vista... Muitas religiões... Eu hoje sei que esse cara não foi nada disso.
Ele veio para se tornar um mestre, e um mestre vem pra ensinar. Ensinar o que?
Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (João, 14:12)
Então... Nós podemos ser... Iguais a ele?
E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.
(...) Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho. (Lucas, 7:19-27)
Curou enfermidades... De que tipo? Espíritos maus... espíritos que vieram de onde? Cegos, surdos... O que exatamente eles não viam, não ouviam? Leprosos... o que exatamente a doença consumia neles?
Que tipo de mortos ressucitou?
Que tipo de mortos ressucitou?
Não pretendo entrar a fundo nisso agora, não é parte desse post. Mas, só pra dar uma idéia, suponha que você tenha lido o post sobre tecnologia, e percebido que passa muito mais tempo olhando pra televisão do que pra você mesmo... Você não... abriu os olhos? Não começou a enxergar?
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Mateus, 13:9)
Jesus não foi mártir, não foi nosso salvador, ninguém está salvo!! A igreja não o compreendeu, mas compreendeu o perigo. E temeu. E se aliou ao governo, pra controlar o povo, pra controlar você. Porque é isso que esse cara veio fazer: veio por fogo em tudo, veio destruir todas as bases. Porque todas elas são falsas. Todas elas são prisões. Umas mais coloridas, outras menos, mas todas são prisões.
Ele veio dizer o que fazer, não veio ser adorado, não veio ser temido. Não veio pra ter sua gratidão, não veio pra realizar seus pedidos. Ele não quer, não precisa da sua crença! Só aqueles que o usam precisam da sua crença, pois eles precisam controlar você...
Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho. (Lucas, 7:29)
Jesus veio mostrar o caminho. As religiões... Vieram pra dificultá-lo. Porque, como argumentarei quando falar sobre o que é o homem... Ninguém quer seguir "o caminho". Seguir o caminho é perigoso...
Meus irmãos, não tenhais a fé (...) em acepção de pessoas. (Tiago, 2:1)
Ou seja... Não tenha fé na interpretação das pessoas. Na interpretação das igrejas! Tenha a sua própria interpretação. E duvide dela, pois ela provavelmente está errada!!! De certo modo, um dos fundamentos desse blog é isso, não restrito a bíblia ou religião ou qualquer outra coisa... Mas, a tudo. Não se deixe levar pelas prisões das outras pessoas, acredite, você tem prisões suficientes em você! E isso inclui o próprio blog!! Eu não sou dono da verdade, esse é o meu ponto de vista. Pense sobre ele, se quiser, mas não o aceite...
Não acho a fonte agora, mas sei que o próprio Buda disse aos seus discípulos: vocês devem duvidar até do que eu digo... Devem experienciar os ensinamentos, comprovar por si, não acreditar e concordar com eles.
Pra fechar o post... Uma frase do Morpheus:
Nós nunca libertamos uma mente após ela atingir certa idade. É perigoso. A mente tem problemas em esquecer.
Já percebeu isso em você?
Pois eu vejo isso em mim o tempo todo, e já me dispus a seguir o caminho...
Turn your mobile phone into an extraordinary gadget with LED Black - Berry
ResponderExcluirapps. 4 (blue) - to enhance wisdom and imagination, emotions, calm the anger.
Next it will be time of the lesser folks like 60w, 40w and 25w.
Feel free to surf to my web site: LED Stehleuchten